Um pouco da história automobilista nacional- primeiros carros do Brasil

Esta história pictórica do carro brasileiro foi graciosamente disponibilizada pelo nosso homem no Brasil, Marcelo de Vasconcellos. Esta é a primeira parte de uma série de cinco partes.

Movido por

Ao escrever sobre o Brasil e a indústria automobilística brasileira, muitas vezes me foi apontado que as declarações que fiz foram muito amplas e não levaram em conta as muitas nuances da nossa história automotiva. Especificamente, a afirmação de que o Brasil tem feito pouco, mas pegado em Prensas antigas dos QG corporativos e produzido carros tecnicamente inferiores tem provado provocar repercussões. Então, para corrigir um pouco disso, me inspirei nos seus comentários para escrever uma breve história da indústria automóvel Brasileira. Feliz leitura para uma bela manhã de Verão ensolarada (bem pelo menos a partir do meu pequeno canto do mundo)! Com sorte, você também terá um melhor jeito do que eu estou sempre falando!

Pré-50s

O Brasil era um país pequeno, isolado, em grande parte agrícola naquela época. Sobreviveu à exportação de café, mas pouco mais. Como em outros países, a Segunda Guerra Mundial trouxe algumas oportunidades imensas e aguçou o desejo de mais. No final da Guerra, da mesma forma que os EUA e a Argentina, o Brasil era um país sem dívidas e credor. Afinal, estávamos do lado vencedor.

Em termos de indústria, fomos um wasteland…in a sensação de que não havia nenhum (praticamente). Todos os carros na época eram importados. Grandes iates americanos predominavam e governavam as poucas estradas. Ah! Oldsmobiles, Buicks, Cadillacs! As coisas que fizeram os nossos avôs sonharem! Alguns carros europeus, também, embora geralmente eles foram encolhidos fora por ser muito pequeno e lento (oh como o tempo muda percepções).

Os brasileiros queriam mais. Nestes anos, o sonho de se tornar tecnicamente proficiente e assim (como se acreditava) mais independente e verdadeiramente rico, estava queimando um buraco na alma brasileira. Saiu a prudência fiscal, o pequeno governo. Nas próximas décadas, o governo assumiria o comando, industrializaria e enriqueceria este país, quer quisesse ou não. Custos, que custos? Onde há vontade (sem mencionar o dinheiro da Segunda Guerra Mundial), há uma maneira!

Os anos 50

A nova década trouxe um novo otimismo. O Brasil estava realmente crescendo agora! Além do café, nós agora produzimos aço (nós temos a fábrica para nossos esforços em ajudar os aliados, uma bolsa Americana devemos dizer)! A televisão estava a começar. A migração em massa para as grandes cidades tinha começado a sério. Novas estradas! Uma nova capital! Caramba, estávamos a um passo do primeiro Estado Mundial. No Rio, uma nova música chamada bossa nova provocou novos costumes. Ou talvez as novas atitudes tenham provocado o novo som?

Tínhamos o nosso homem. Juscelino Kubitschek. Seu slogan para presidente prometeu 50 anos de progresso em seus 5 anos de mandato. As pessoas adoravam-no. Era um homem de muitos sonhos. Usando toda a riqueza recém-descoberta do Brasil, ele construiu Brasília. Ele construiu o sistema rodoviário interestadual (até que a estrada foi concluída nos anos 60, levou um dia inteiro para conduzir da minha cidade, Belo Horizonte, para o Rio a cerca de 500 km de distância. Nem metade do caminho estava pavimentado! E se essa foi a principal ligação entre a segunda e terceira maiores cidades do Brasil, imagine o resto do sistema” estrada”!).

Kubitschek também teve um sonho relacionado com carros. Ele acreditava que a indústria automóvel seria um locus para o desenvolvimento de outras indústrias. Era necessário construir no Brasil! Para empregos! Para a industrialização! Não mais seríamos imaginados como a terra da plantação de cana-de-açúcar. Onde pessoas brancas ignorantes e cruéis abusaram de pessoas negras inocentes num inferno tropical! Não. Agora, juntar-nos-íamos ao mundo civilizado e teríamos o respeito dos estrangeiros pelas nossas proezas de engenharia.

Alguns críticos dizem que o programa era desnecessário porque algumas empresas já estavam instalando aqui e produzindo por conta própria. Mas o Brasil estava com pressa. Não podia esperar pelos caprichos das políticas liberais. Não, queríamos o futuro e quisemo-lo agora. No entanto, alguns exemplos mostram que não tinha que ser assim. Casos em questão: Chevrolet desenvolveu e construiu o primeiro veículo no Brasil (no sentido de que a maioria de suas peças foram originados localmente), mas não obter o reconhecimento como eles construíram uma pick-up e um SUV coisa-como, não um carro como o governo por definição.

O Chevrolet Amazona parecia uma carrinha Americana da época. Se não me engano, foi o primeiro a usar um motor Brasileiro. Romo-Isetta veio também, mas acabou tendo que fechar a loja como seu carro não se qualificar como um carro no programa mencionado, e, assim, eles não tiveram acesso aos ricos fundos atribuídos aos fabricantes de automóveis que decidiram seguir o plano (além disso, eles eram um pouco demasiado moderno e muito precoce). A razão era que o carro tinha apenas uma porta. (Incrível, este carro foi uma das fundações da BMW …)

O programa do governo estabeleceu que um carro tinha que ter pelo menos 2 portas. Pobre Isetta, mas esses são os caprichos do capitalismo, estilo de governo pesado!

A VW foi a mais rápida, e usando incentivos do governo, construiu sua primeira fábrica fora da Alemanha. Nela, a estrela era o besouro, o primeiro carro oficial “nacional”.

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