A empresa de pesquisa independente Cascade Insights realizou testes de filtragem de spam de webmail em novembro e dezembro e chegou à conclusão de que, dos três grandes provedores de e-mail baseados na Web, o Hotmail bloqueava o máximo de spam.
O estudo da Cascade foi patrocinado pela Microsoft.
O estudo comparou o Yahoo Mail, o Hotmail e o Gmail. A Cascade configurou contas em cada um dos três serviços, juntamente com uma conta de e-mail desprotegida do host da Web, “igualmente registrada em uma ampla variedade de locais” e forneceu “igualmente a mais de 100 sites suspeitos”, segundo o relatório. Eles então “semearam” as contas respondendo às mesmas mensagens de spam de cada uma e enviaram os endereços de e-mail de teste para 16 tipos comuns de sites que enviam spam – ajuda de débito, farmácias on-line, sites de warez, sorteios e assim por diante.
O estudo teve como objetivo contar a quantidade e a porcentagem de spam e “ham” (e-mail desejado) que apareciam nas caixas de entrada das contas. As contas também foram usadas para assinar boletins informativos legítimos, que não foram contados como spam nos resultados.
O que o Cascade Insights descobriu pode surpreender os usuários da Web: o Hotmail estava quase empatado, mas um pouco melhor que o Gmail, com 48,57 e 48,88% de spam na caixa de entrada, enquanto o Yahoo Mail ficou 58,33%, não muito melhor do que a conta totalmente desprotegida. terminou com 64,22% de suas mensagens na caixa de entrada sendo spam.
Em resposta, a equipe do Hotmail postou uma entrada de blog no blog Inside Windows Live da Microsoft com o título longo e explicativo: Não estamos surpresos que a proteção contra spam do Hotmail seja a melhor do ramo . “Nossos anos de melhorias na tecnologia SmartScreen do Hotmail levaram a baixas taxas de spam na caixa de entrada (SITI)”, escreveu o gerente do programa do Hotmail Group, Dick Craddock, no post. “Impulsionamos o SITI para menos de 3% em uma caixa de entrada típica do Hotmail e, mais importante, mantivemos o número lá.”
Qualquer estudo patrocinado por um fornecedor que saia com a melhor aparência deve ser recebido com algum grau de ceticismo. O Yahoo encomendou um estudo do Instituto Fraunhofer em maio de 2010 que inverteu os resultados em comparação com o estudo da Cascade, alegando que o Yahoo Mail entregou “quase 40 por cento menos spam do que o Hotmail e 55 por cento menos spam do que o Gmail” à caixa de entrada. Talvez possamos ver um estudo do Google fazendo afirmações drasticamente diferentes.
Uma caixa de entrada sem spam tem sido uma das principais vantagens do Gmail para os alternadores de webmail dos outros dois serviços. É uma das três principais reivindicações do Google na página de inscrição, além de muito espaço e acesso a dispositivos móveis. A página de informações sobre spam do Gmail afirma que os usuários do Gmail relatam menos de 1% de spam em suas caixas de entrada, embora não forneça detalhes sobre como esse número foi atingido.